segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Moradoras do Saco dos Limões conhecem a história de Severina


O Cineclube da UBM levou à comunidade do Saco dos Limões do dia 30 de outubro o debate sobre o aborto. O filme exibido foi "Uma História Severina", de autoria de Debora Diniz e Eliane Brum. Em 22 minutos, o vídeo conta a história de Severina, moradora de Chã Grande, no interior de Pernambuco, e sua busca pelo direito de abortar o feto sem cérebro que carregava no útero. No dia em que o Supremo cancelou o direito ao aborto, Severina estava internada num hospital para interromper a gravidez de quatro meses. A cirurgia então foi cancelada – e começou a via-crúcis de Severina e seu marido, Rosivaldo. O vídeo pode ser visualizado no Youtube.

Provocadas pelo vídeo, as participantes do Cineclube trocaram suas impressões a respeito do assunto. Mesmo quando envolve a situação extrema de um feto anencéfalo ou uma experiência pessoal, o aborto ainda é tabu. Segundo as participantes, algumas religiões colaboram para a criminalização, ignorando a condição social que leva milhares de mulheres a decidir pela interrupção da gravidez e as situações de risco a que ficam relegadas.

A próxima edição do Cineclube da UBM colocará em cheque o machismo e a violência doméstica com a exibição do filme "Acorda Raimundo". A projeção acontece no dia 26 de novembro, às 16 horas, durante os 16 dias de ativismo contra a violência, no auditório do Sinjusc (Av. Mauro Ramos, 448, centro de Florianópolis).

Um comentário:

  1. Muito bom o documentário.
    Infelizmente assisti sozinha, sem participar do debate com colegas Ubms(coisas de mãe) avaliei que diante desse retrocesso do judiciário, nós Severinas não podemos nos prender ao tamanho da luta que devemos travar. Parabéns, pelo blog, pelo Cine Clube. Beijos
    Sempre estarei com vocês....

    ResponderExcluir