domingo, 14 de agosto de 2011

Itajaí prepara 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

O núcleo da UBM em Itajaí organizou no dia 6 de agosto mais uma pré-conferência em preparação à 1ª Conferência Municipal, marcada para o dia 31 de agosto. No total, cinco pré-conferências estão sendo realizadas pelas entidades que compõem o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres para debater os 10 eixos temáticos do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. "A intenção é aprofundar cada um dos eixos devido ao volume teórico do plano e também contribuir com a mobilização das mulheres para a Conferência do dia 31", explica a ubmista e titular do Conselho, Sara Ternes.

Coube à UBM em Itajaí organizar o debate acerca dos eixos "Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e decisão" e "Cultura, Comunicação e Mídias Igualitárias, Democráticas e Não Discriminatórias". Para isso, convidou as ubemistas Alcenira Vanderlinde (Lélly) (Conselheira Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e Coordenadora Executiva da UBM/SC) e Ana Claudia Araujo (jornalista, especialista em Políticas Públicas, coordenadora de formação da UBM/SC e membro do Comitê Político da Articulação de Mulheres Brasileiras).

A atividade teve participação de mulheres de vários setores, líder sindical, professoras, jornalistas, donas de casa, militantes de partidos políticos, enfermeiras, empresárias. Ubmistas do município vizinho de Blumenau também participaram do debate. "Conseguimos construir propostas importantes que poderão contribuir para a elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para Mulheres como a criação de uma secretaria municipal da mulher e a criação de campanhas publicitárias voltadas a conscientização sobre a violência contra a mulher e também da divulgação das políticas voltadas ao atendimento das mulheres em nosso município", relata Sara. "Além deste positivo resultado, todas nós saímos fortalecidas e de certa forma um pouco mais amparadas, pois um novo ciclo de debates e inclusão da mulher esta surgindo no município de Itajaí, sendo este o primeiro ano de atividade do conselho municipal de política para mulheres e a realização da 1ª Conferencia Municipal também voltada para a mulher", completou.

Está dada a partida para o processo de inclusão, emancipação e proteção dos direitos da mulher em mais um município do estado de Santa Catarina!







Nenhum comentário:

Postar um comentário